quinta-feira, 28 de junho de 2007

Diálogo Virtual

Sílvia Dotta é pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve projeto de doutorado sobre o diálogo virtual. Entre em contato por meio de seu espaço virtual. É um espaço muito legal para quem se interessa por EaD.
http://www.lapeq.fe.usp.br/~silviadotta/

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

Na pedagogia da autonomia o professor tem que respeitar a autonomia e liberdade do educando, privilegiando a diferença e não esquecendo de respeitar também sua autonomia como ser humano. Tem que ser ético ao ensinar, não deve confundir o exercício da autoridade com autoritarismo e deve motivar o aluno a desenvolver a consciência do pensar crítico construindo o saber de maneira colaborativa.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

A educação na rede


LOUSA DIGITAL No Colégio Ciman, de Brasília, as lições são projetadas, em cores, na parede. Um sistema de softwares "cria" a tela




Escolas e universidades aprimoram o ensino com estratégias como cursos online e aparelhos hi-tech nas salas de aula

Autores:FRANCISCO ALVES FILHO E RODRIGO CARDOSO

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Escolha do blog

Bom, primeiro gostaria de ressaltar que a escolha foi difícil, pois meus colegas são criativos e particularmente gostei de todos.
Os critérios que escolhi foram: apresentação, conteúdo (se foi postado o que a professora pediu e se houve mais alguma colaboração) e criatividade.

Em minha opinião os três melhores são:
http://ameliadiniz.blogspot.com/
http://www.aprendizadocontinuo.blogspot.com/
http://roseaprendendoensinar.blogspot.com/

A minha escolha foi por: http://www.aprendizadocontinuo.blogspot.com/
Justificativa: escolhi este blog porque gostei de sua aparência, as postagens que a professora pediu estão lá, além de algumas outras contribuições e achei as figuras e os textos muito criativos.

terça-feira, 12 de junho de 2007

O sorriso de Monalisa

O filme contribui à medida que demonstra que o educador não deve ficar preso ao material designado ou preparado, deve ousar, inventar, inovar. Mostra que o educador deve motivar os alunos a buscar conhecimentos novos, diferentes dos modelos impostos. Demonstra que ele pode instigar seu aluno a formar opinião e construir um pensar crítico. Evidencia que o educador é um formador e pode fazer com que os alunos deixem de ver o obvio e enxerguem o que está por trás de cada ensinamento.

Realmente o lirismo do filme nos faz ter vontade de nos tornar educadores, formadores, inspiradores de pessoas que vão passar por nossas classes e por nossas vidas.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Comentário sobre o texto "Criando oportunidade de aprendizagem continuada ao longo da vida".

O texto fala da velocidade das mudanças que ocorrem no mundo, da importância desta velocidade e do conhecimento para os processos educacionais, fala do indivíduo como caçador-ativo e receptor passivo.
O texto demonstra através de figuras as diferentes predisposições de aprendizagem ao longo da vida e da aprendizagem continuada ao longo da vida. Na primeira o indivíduo age da seguinte maneira:


0-4 anos: #Intervenção precoce – *APRENDE (caçador-ativo)
4-23 anos: #Escola – *É ENSINADO (receptor passivo)
23-...anos: #Trabalho – *USA O QUE APRENDEU (profissional capaz)
#Papel da sociedade
*Predisposição na sociedade do conhecimento


Na segunda o indivíduo age da seguinte maneira:

0-4 anos: #Intervenção precoce – *Aprendizagem continuada ao longo da vida
4-23 anos: #Escola – *Aprendizagem continuada ao longo da vida
23-...anos: #Trabalho – *Aprendizagem continuada ao longo da vida
#Papel da sociedade
*Predisposição na sociedade do conhecimento


Para que a aprendizagem ocorra o autor cita que é preciso três coisas: predisposição de aprendizagem, informação organizada e pessoas para facilitar o processo.
O autor enfatiza que é necessário alternar as duas modalidades para que se consiga uma aprendizagem complementar e não antagônica.
Estas foram as partes do texto que me chamaram mais atenção.
A aprendizagem contínua já é uma exigência para que o profissional se mantenha ativo no mercado de trabalho e este texto deixa claro que o indivíduo deve buscar o conhecimento e não ficar esperando que somente as instituições educacionais possam oferecer a ele.
Faço menção da EAD, que é uma forma de agregar conhecimento em um momento que no mundo não se tem tempo disponível para a capacitação. A modalidade é uma oportunidade para a educação continuada.


Texto: Criando Oportunidade de Aprendizagem Continuada ao Longo da Vida
Autor: José Armando Valente (Unicamp)