quarta-feira, 6 de junho de 2007

Comentário sobre o texto "Criando oportunidade de aprendizagem continuada ao longo da vida".

O texto fala da velocidade das mudanças que ocorrem no mundo, da importância desta velocidade e do conhecimento para os processos educacionais, fala do indivíduo como caçador-ativo e receptor passivo.
O texto demonstra através de figuras as diferentes predisposições de aprendizagem ao longo da vida e da aprendizagem continuada ao longo da vida. Na primeira o indivíduo age da seguinte maneira:


0-4 anos: #Intervenção precoce – *APRENDE (caçador-ativo)
4-23 anos: #Escola – *É ENSINADO (receptor passivo)
23-...anos: #Trabalho – *USA O QUE APRENDEU (profissional capaz)
#Papel da sociedade
*Predisposição na sociedade do conhecimento


Na segunda o indivíduo age da seguinte maneira:

0-4 anos: #Intervenção precoce – *Aprendizagem continuada ao longo da vida
4-23 anos: #Escola – *Aprendizagem continuada ao longo da vida
23-...anos: #Trabalho – *Aprendizagem continuada ao longo da vida
#Papel da sociedade
*Predisposição na sociedade do conhecimento


Para que a aprendizagem ocorra o autor cita que é preciso três coisas: predisposição de aprendizagem, informação organizada e pessoas para facilitar o processo.
O autor enfatiza que é necessário alternar as duas modalidades para que se consiga uma aprendizagem complementar e não antagônica.
Estas foram as partes do texto que me chamaram mais atenção.
A aprendizagem contínua já é uma exigência para que o profissional se mantenha ativo no mercado de trabalho e este texto deixa claro que o indivíduo deve buscar o conhecimento e não ficar esperando que somente as instituições educacionais possam oferecer a ele.
Faço menção da EAD, que é uma forma de agregar conhecimento em um momento que no mundo não se tem tempo disponível para a capacitação. A modalidade é uma oportunidade para a educação continuada.


Texto: Criando Oportunidade de Aprendizagem Continuada ao Longo da Vida
Autor: José Armando Valente (Unicamp)

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